Nesta quinta-feira (23), o cinema brasileiro fez história: “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, garantiu três indicações ao Oscar 2025, incluindo a cobiçada categoria de Melhor Filme, um feito inédito para o Brasil. A cerimônia ocorrerá no dia 2 de março em Los Angeles, apresentada por Conan O’Brien.
Além de disputar o maior prêmio da noite, o longa foi indicado a Melhor Atriz, com Fernanda Torres, e Filme Internacional, reafirmando o talento e a relevância do cinema nacional no cenário global.
Um marco para o Brasil
“Ainda Estou Aqui” adapta o livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e narra a emocionante trajetória de Eunice Paiva, mãe do autor, que transformou sua dor em luta ao se tornar uma ativista dos Direitos Humanos após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, pela ditadura militar. Selton Mello também integra o elenco, interpretando Rubens Paiva.
O feito acontece 26 anos após a última indicação de uma brasileira ao Oscar de atuação: Fernanda Montenegro, também dirigida por Walter Salles em “Central do Brasil” (1998).
Favoritos e recordistas
Enquanto “Ainda Estou Aqui” brilha para o Brasil, o grande destaque da edição é o drama musical francês “Emilia Pérez”, líder absoluto com 13 indicações. “O Brutalista” vem em segundo lugar, com 10 nomeações.
Entre os indicados a Melhor Filme, “Ainda Estou Aqui” compete com títulos como “Duna: Parte 2”, “Wicked” e “Emilia Pérez”. Já na categoria de Melhor Atriz, Fernanda Torres enfrenta nomes como Cynthia Erivo (“Wicked”) e Mikey Madison (“Anora”).
Reconhecimento ao cinema nacional
Manuel Belmar, executivo da Globo, celebrou o momento:
“É um orgulho imenso ver nosso primeiro filme original concorrer à maior premiação cinematográfica do mundo, enaltecendo o cinema e o talento nacional. Esse reconhecimento reafirma a missão do Globoplay de contar histórias que reflitam o Brasil, nossa cultura, sociedade e história.”
Indicações ao Oscar de Melhor Filme (2025):
“Ainda Estou Aqui”
“Anora”
“O Brutalista”
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave”
“Duna: Parte 2”
“Emilia Pérez”
“Nickel Boys”
“A Substância”
“Wicked”
Indicações ao Oscar de Melhor Atriz (2025):
Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”)
Mikey Madison (“Anora”)
Demi Moore (“A Substância”)
Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”)
Cynthia Erivo (“Wicked”)
O Brasil, que já coleciona 13 indicações ao Oscar ao longo da história, busca sua primeira estatueta. Será este o ano do nosso cinema?
Fique ligado: o Oscar 2025 será transmitido em 2 de março!

Histórico! Filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” conquista 3 indicações ao Oscar 2025, incluindo Melhor Filme
•
Postagens Recentes
- Festival de Cinema em Resende promove acesso à arte audiovisual e formação cultural
- Influenciadora aposta nas redes sociais para conscientizar público sobre o TEA
- Os 7 Melhores Cursos de Investimento do Brasil em 2025
Deixe um comentário